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Professor prepara dissertação de mestrado sobre o uso do Nivelamento Online em sala de aula

Atualizado: 20 de jul.


A revolução digital trouxe consigo uma série de mudanças significativas em todos os aspectos de nossas vidas, incluindo a forma como aprendemos. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) abriram um novo mundo de possibilidades para a educação, e uma área que tem se destacado é a gamificação educacional. O professor Marcos Antonio Soares das Neves, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR), debruçou-se sobre essa temática em sua dissertação de mestrado intitulada “Plataformas Educacionais Gamificadas e o Ensino de Física: o Caso do Nivelamento Online.”


Gamificação: Uma Abordagem Inovadora


A gamificação é o uso de elementos típicos de jogos, como competição, recompensas e desafios, em contextos não relacionados a jogos, como a educação. O professor Neves defende que essa abordagem pode ser um divisor de águas no ensino, tornando-o mais envolvente e eficaz. Sua pesquisa concentrou-se na aplicação de plataformas educacionais gamificadas no ensino de Física, especificamente por meio do Nivelamento Online (NiO).


O estudo realizado pelo professor Neves envolveu duas turmas de primeiro ano do novo ensino médio (NEM). Uma turma seguiu o método de ensino tradicional, enquanto a outra foi submetida à plataforma NiO. Para medir a eficácia da plataforma NiO, foram realizados pré-testes e pós-testes em ambas as turmas para avaliar o ganho de aprendizagem. Os resultados foram surpreendentes.


Os resultados obtidos por meio dos pré-testes e pós-testes mostraram que a turma experimental, que utilizou a plataforma NiO, apresentou um ganho normatizado de Hake significativamente superior em comparação com o grupo controle que seguiu o ensino tradicional. Essa diferença notável foi confirmada ao analisar um quadro comparativo de notas.


Além disso, outros indicadores apontaram para o sucesso da gamificação no ensino de Física. Os scores de usabilidade revelaram resultados positivos, em conformidade com as melhores práticas da literatura acadêmica. O engajamento dos alunos, avaliado por meio do EgameFlow, demonstrou que os fatores ligados ao aprendizado apresentaram um desempenho satisfatório, com destaque para a “Melhoria do Conhecimento”.


O Veredicto


A opinião dos alunos é crucial quando se trata de novas abordagens educacionais. Um questionário sobre a percepção dos estudantes em relação ao NiO mostrou resultados significativos. Os alunos se sentiram mais motivados e satisfeitos ao estudar os conteúdos de Física por meio da plataforma gamificada, o que também foi corroborado pelos dados coletados dentro da plataforma.


A dissertação de mestrado do professor Marcos Antonio Soares das Neves lançou luz sobre o potencial das plataformas educacionais gamificadas, particularmente no ensino de Física. Os resultados obtidos mostram claramente que a gamificação pode ser uma ferramenta eficaz para motivar, engajar e proporcionar aprendizado aos alunos. Este estudo destaca não apenas a importância da gamificação na educação, mas também a necessidade de explorar abordagens inovadoras para transformar o ensino em uma experiência mais dinâmica e envolvente.

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