top of page

Nivelamento Online oferece novas oportunidades de ensino para estudantes do ensino básico e superior

Atualizado: 20 de jul.


O engajamento dos alunos se tornou uma das principais dificuldades das escolas do Brasil e do mundo no século XXI. Diante das novas tecnologias e das novas formas de consumir conteúdo, cada dia mais rápidas, os modelos tradicionais de ensino têm encontrado dificuldades em manter a atenção dos estudantes – algo que não é possível reconquistar sem mudanças importantes.


Durante a pandemia de Covid-19, esses problemas se acentuaram. Escolas e professores não estavam familiarizados com o uso de tecnologias educacionais e muitos tiveram dificuldades de implantar ferramentas que os permitissem criar ambientes virtuais de ensino.


Limitando-se a adaptar o modelo tradicional de ensino, muitas escolas tiveram dificuldades em ajudar seus alunos a aprender. Entregaram aos alunos aulas e materiais que não passaram pela transposição pedagógica adequada, com gravações de baixa qualidade e até mesmo com a continuidade do uso de quadros negros, mesmo quando temos à nossa disposição serviços digitais capazes de apresentar o conteúdo de forma muito mais dinâmica e agradável.


Observando essas dificuldades que as escolas vêm encontrando, diversas empresas começaram desenvolver e oferecer soluções que ajudassem professores a levar o conteúdo de uma forma mais interessante, aumentando o engajamento dos alunos e a satisfação com o aprendizado.


As EdTechs – empresas que desenvolvem tecnologias educacionais – chegaram para ficar e, nos últimos anos, dominaram o mercado com soluções que aproximam o ensino do mundo digital. Hoje, o mercado está sendo bombardeado de softwares, aplicativos e serviços que prometem qualidade, conteúdo e satisfação.


Diante de tantas opções, como saber quais delas funcionam para você? Quais são feitas por verdadeiros educadores? Quais têm resultados comprovados?


O Nivelamento Online surgiu em 2019 como uma resposta para estas questões.

Um jogo que pode ser utilizado tanto no computador quanto em dispositivos móveis, o Nivelamento Online traz uma história que coloca estudantes para explorar galáxias de conteúdos. Seu sistema gamificado de perguntas e respostas apresenta vídeos, dicas, missões, sistema de progressão, premiação e ranking, visando melhorar o engajamento e consequentemente o desempenho do aluno jogador ao longo da resolução das questões. 

O jogo auxilia a aprendizagem, proporciona desafios e interatividade através do seu game design, divisão de conteúdos e sistema de avaliação de aprendizagem e gamificação permitem avaliar e melhorar de forma personalizada a aprendizagem do jogador.


Os resultados são comprovados. Através de artigos acadêmicos premiados, foi demonstrado que os alunos se sentem mais estimulados a aprender em um ambiente dinâmico, diferente daquele com que estão familiarizados, mesmo que os conteúdos abordados sejam similares. O aspecto motivacional do Nivelamento Online foi capaz de influenciar diretamente a percepção sobre a aprendizagem dos alunos. Vale destacar que os elementos de game design adotados, como o feedback imediato e os itens que proporcionavam dicas, eliminação de alternativas e troca de perguntas foram significativos para a interação com os conteúdos. 


Além de suprir as demandas por tecnologias educacionais, o Nivelamento Online surgiu para atender as Diretrizes Curriculares Nacionais e também o Novo Ensino Médio. Cada parte do jogo foi cuidadosamente desenvolvido para promover aprendizagem e engajamento dos estudantes jogadores, conforme demonstrado.

O jogo pode ser acessado gratuitamente e de diferentes maneiras. Por aplicativo, é através das lojas do Google Play, para Android, e da Apple Store, para dispositivos iOS. Além disso, está disponível através de qualquer navegador pelo endereço www.exatamentese.com.


Entre em contato conosco agora e teste as ferramentas do pacote Pro, como Salas do Mestre ilimitadas, relatórios de desempenho completos, acesso a questões desenvolvidas por outros professores e mais.


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page